“Com Você … Meu Mundo Ficaria Completo” (Universal Music, 1999), Cássia Eller


A concepção do quinto álbum de estúdio de Cássia Eller (1962-2001) partiu depois de uma situação inusitada. Seu filho, Francisco Eller, o Chicão, então com uns seis anos de idade, havia dito à mãe que ela não cantava, só berrava, e que quem cantava mesmo era Marisa Monte. Aquilo parece ter mexido com a cantora e lhe chamado atenção. Cássia se notabilizou pelo jeito explosivo de cantar, principalmente nos shows ao vivo. Se foi baseado ou não na bronca do garoto, o fato é que Cássia decidiu se portar como uma interprete mais “suave” no seu quinto álbum, intitulado Com Você … Meu Mundo Ficaria Completo, o que não significava que ela abria mão da rebeldia e da maneira visceral de cantar, pois no palco ela se transformava, o seu lado “selvagem” vinha à tona.

Para a produção do álbum, Cássia contou com o amigo e irmão de alma Nando Reis. A amizade entre os dois era muito forte. Cássia se tornou a maior intérprete das canções de Nando. O álbum apresenta quatro canções de Nando Reis: "O Segundo Sol", "Meu Mundo Ficaria Completo (Com Você)", "Infernal" e "As Coisas Tão Mais Lindas".

Cássia Eller e o filho Francisco Eller, o Chicão.
E é justamente uma canção de Nando Reis que abre o álbum, "O Segundo Sol", que na voz de Cássia Eller, ganhou uma versão definitiva e marcante. A canção na verdade era para ter sido gravada por Nando Reis no seu segundo álbum solo que ele estava para gravar. Só que Cássia, folheando um caderninho com as músicas novas escritas por ele, viu a letra de "O Segundo Sol", e disse que ia gravá-la. E de nada adiantou os apelos de Nando, Cássia disse que ia “roubar” aquela canção para gravar, e foi o que aconteceu. Mais tarde, Nando Reis disse que foi o melhor “assalto” que havia sofrido.

Seguem-se duas faixas de teor romântico, o rock “Mapa Do Meu Nada”, de Carlinhos Brown e o amor obsessivo de “Gatas Extraordinárias”, de Caetano Veloso, enquanto que “Um Branco, Um Xis, Um Zero" cheira a sexo casual e descartável. Em "Meu Mundo Ficaria Completo (Com Você)", Cássia se mostra uma intérprete impecável, valorizando uma das melhores letras compostas por Nando Reis, onde os problemas não são nada diante do amor.

Um som de órgão abre “Palavras Ao Vento”, de Marisa Monte e Moraes Moreira (atualmente, nora e sogro), tendo Cássia em mais uma interpretação marcante neste álbum. Na sequência, ela aprende as lições da vida no baião “Aprendiz de Feiticeiro”, de Itamar Assumpção. “Pedra Gigante” é uma bela canção de Gilberto Gil e Bené Fonteles que fala sobre a misteriosa Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro. A curiosidade é que nessa música, Cássia faz um dueto com sua mãe, Nanci Ribeiro. “Infernal”, mais outra de Nando Reis, é um funk cheio de metais, solos de guitarra e muito balanço. “Maluca” começa com num clima de tango pontuado por um acordeom, e Cássia mostra o seu lado suave e calmo como intérprete, tendo a sua voz emoldurada por um belo arranjo de cordas. “As Coisas Mais Lindas Do Mundo” é uma balada folk composta por Nando Reis que seria regravada por ele anos depois. Fechando o álbum, "Esse Filme Eu Já Vi", uma música que é meio samba-canção, meio jazz.

Nando Reis e Cássia Eller: uma grande amizade.

O que se percebe Com Você … Meu Mundo Ficaria Completo é que Cássia conseguiu o que pretendia, o de mostrar-se uma intérprete mais suave e calma. Com Você … Meu Mundo Ficaria Completo teve uma razoável recepção positiva da crítica, ou pelo menos, parte dela. A revista Bizz, de setembro de 1999, não foi nada simpática ao álbum: deu nota 4 ao trabalho e desdenhou da rebeldia da cantora nos álbuns anteriores levando a crer que era tudo falso.

Apesar das duras críticas da revista, Com Você … Meu Mundo Ficaria Completo foi um grande sucesso de público que ajudou o álbum a atingir a marca de 300 mil cópias vendidas. "O Segundo Sol", "Palavras Ao Vento", "Meu Mundo Ficaria Completo (Com Você)" e "Gatas Extraordinárias" foram os hits do álbum. Em 2000, Com Você … Meu Mundo Ficaria Completo foi um dos indicados ao prêmio Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Rock Brasileiro”.

O bom desempenho de Com Você … Meu Mundo Ficaria Completo abriu caminho para Cássia gravar em 2001 o Acústico MTV, seu terceiro álbum ao vivo e o trabalho que mais vendeu na sua carreira, chegando a pouco mais de 1 milhão de cópias vendidas. Cássia vivia o melhor momento da sua carreira quando em 29 de dezembro de 2001, sofreu um infarto do miocárdio, vindo a falecer aos 39 anos de idade.

Faixas:
  1. "O Segundo Sol" (Nando Reis)
  2. "Mapa do Meu Nada" (Carlinhos Brown)
  3. "Gatas Extraordinárias" (Caetano Veloso)          
  4. "Um Branco, Um Xis, Um Zero" (Arnaldo Antunes - Marisa Monte - Pepeu Gomes)
  5. "Meu Mundo Ficaria Completo (Com Você)" (Nando Reis)        
  6. "Palavras ao Vento" (Marisa Monte - Moraes Moreira)              
  7. "Aprendiz de Feiticeiro" (Itamar Assumpção)   
  8. "Pedra Gigante" (Gilberto Gil - Bené Fonteles)
  9. "Infernal" (Nando Reis)              
  10. "Maluca" (Luiz Capucho)            
  11. "As Coisas Tão Mais Lindas" (Nando Reis)          
  12. "Esse Filme Eu Já Vi" (Luiz Melodia - Renato Piau)

Ouça Com Você … Meu Mundo 
Ficaria Completo na íntegra.

Comentários

  1. Pois é,e a causa da morte da cantora não foi esclarecida até hoje,sim,ela pagava seguro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro os berros da cantora,potência vocal é pra poucos,sim,Marisa Monte com sua voz quase pequena também é ótima.

      Excluir

Postar um comentário