“Slippery When Wet” (Vertigo, 1986), Bon Jovi


Após os dois primeiros álbuns que tiveram êxitos comerciais modestos, os membros do Bon Jovi estavam decididos que o terceiro deveria ter um resultado diferente e que fosse capaz de alçar a banda de Nova Jersey a voos mais altos. Para tanto, recrutaram o músico e compositor Desmond Child, um hitmaker de primeira linha, acostumado a compor músicas de apelo comercial e que já havia escritos canções para vários astros da música como Kiss, Cher e Bonnie Tyler.  A produção do novo álbum ficou a cargo de Bruce Fairbairn (1949-1999), produtor que tinha no currículo bandas como Blue Öyster Cult, Loverboy e Krokus.

Intitulado Slippery When Wet, o terceiro álbum do Bon Jovi foi todo gravado em Vancouver, no Canadá, no Little Mountain Sound Studios, onde dezenas de astros do rock mundial gravaram seus álbuns. Era um lugar que o produtor Fairbairn conhecia muito bem, pois já havia produzido discos ali. Para certificar-se do potencial das músicas perante o público, a banda fez um teste de audição do material gravado com o público antes da finalização do trabalho, o que possibilitaria uma seleção mais apurada do que iria para o álbum com a certeza de sucesso que era o que a banda estava almejando.

Capa rejeitada de Slippery When Wet. 
Em 18 de agosto de 1986, Slippery When Wet chegou às lojas. A princípio, a capa do álbum seria uma mulher com uma camiseta molhada e recortada mostrando detalhes dos seios, porém foi rejeitada.

O que se percebe em Slippery When Wet é que o Bon Jovi manteve o destaque aos teclados como nos álbuns anteriores, mas deu mais ênfase ao peso das guitarras. É um disco no qual o som da banda ficou mais comercial, com um “sabor” mais pop, caindo no gosto do público rapidamente, combinando o peso dos hard rocks com o romantismo das baladas, tudo muito bem produzido, tudo bem equilibrado, um som bem polido na medida certa para agradar o público das rádios FM.

Slippery When Wet começa com os solos apoteóticos de teclados na introdução de “Let It Rock”. “You Give Love A Bad Name” é um típico hard rock radiofônico: pesado e refrão ganchudo. O mesmo vale para “Livin' On A Prayer”, que quase ficou de fora do álbum se não fosse a insistência de Richie Sambora que acreditava no potencial da música. A sonoridade acústica dos violões e o peso das guitarras se alternam em “Wanted Dead Or Alive”, balada hard rock que quase foi título do álbum.  Em “Raise Your Hands”, o Bon Jovi transita entre a fronteira do hard rock e o heavy metal. “Never Say Goodbye” mostra capacidade do Bon Jovi em compor baladas românticas certeiras, algo que se tornaria rotineiro em todos os discos da banda.

Dos quatro singles que o álbum gerou, três deles chegaram ao Top 10 da Billboard. O single de "You Give Love A Bad Name", lançado um mês do antes do álbum, alcançou o 1º lugar da Billboard. “Wanted Dead Or Alive”  foi 7º lugar da Billboard Hot 100. O single de “Livin' On A Prayer”, o maior hit do álbum, teve mais de 3 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos, foi 1º lugar das paradas americana e britânica, 3º lugar na australiana e 4º lugar na canadense. Seu clipe teve alta rotação na MTV norte-americana. “Never Say Goodbye” foi outro hit do álbum, chegando até a entrar em trilha sonora de novela da Globo aqui no Brasil.

Com mais de 12 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos e 28 milhões mundialmente, e tendo emplacado quase todas as faixas, Slippery When Wet foi um estrondoso sucesso. Foi o álbum com vendagem mais rápida da história da indústria fonográfica até então, atingindo a marca de cinco milhões de cópias em cinco meses, um fenômeno. Os shows da banda, sempre para arenas lotadas, passaram a ser concorridíssimos. O carisma e o perfil de “bom moço” do vocalista Jon Bon Jovi – o “sonho de consumo” de 10 entre 10 garotas da época - e o virtuosismo do guitarrista Richie Sambora, eram os chamarizes da banda.

Bon Jovi no auge de Slippery When Wet: cabeleira armada
e roupas espalhafatosas.

Mas todo esse sucesso descomunal proporcionado por Slippery When Wet veio para o bem e para o mal. Se por um lado alçou o Bon Jovi para o estrelato mundial, por outro ajudou a popularizar o chamado “metal farofa” dos anos 1980, abrindo espaço para bandas de um seguimento do rock pesado que se maquiavam muito, usavam cabeleiras armadas que mais pareciam ter acabado de sair de um salão de beleza. Tal seguimento foi rotulado pela crítica de glam metal ou hair metal, e da qual faziam parte, além do Bon Jovi, o Motley Crüe, Poison, Ratt, Cinderella entre outras, e que teve muita popularidade na segunda metade dos anos 1980. Essa onda só acabaria com a explosão do grunge no começo dos anos 1990.

Faixas:

Lado A 
  1. "Let It Rock" (Jon Bon Jovi - Richie Sambora)    
  2. "You Give Love a Bad Name" (Bon Jovi – Sambora - Desmond Child)    
  3. "Livin' on a Prayer" (Bon Jovi – Sambora – Child)            
  4. "Social Disease" (Bon Jovi – Sambora)  
  5. "Wanted Dead or Alive" (Bon Jovi – Sambora) 
Lado B
  1. "Raise Your Hands" (Bon Jovi – Sambora)           
  2. "Without Love"  (Bon Jovi - Sambora - Child)      
  3. "I'd Die for You"  (Bon Jovi – Sambora – Child) 
  4. "Never Say Goodbye" (Bon Jovi - Sambora)      
  5. "Wild in the Streets" (Bon Jovi)

Bon Jovi: Jon Bon Jovi ( vocal principal, guitarra), Richie Sambora ( guitarra principal, vocais de apoio), David Bryan ( teclado, vocais de apoio), Alec John Such (baixo, vocais de apoio) e Tico Torres (bateria). 


Confira Slippery When Wet na íntegra


Comentários