“Elvis Presley” (RCA, 1956), Elvis Presley


Filho de Gladys Presley e Vernon Elvis Presley, um casal muito pobre de Tupelo, estado do Mississipi, Estados Unidos, Elvis Aaron Presley veio ao mundo em 8 de janeiro de 1935. O futuro “Rei do Rock” nasceu do parto de gêmeos univitelinos, ou seja, poderíamos ter tido “dois Elvis” iguaizinhos. Infelizmente, seu irmão gêmeo que nasceu pouco antes dele, Jessie Garon, nasceu morto, enquanto que Elvis nasceu forte e saudável. Desde criança, Elvis ouvia música gospel na igreja em que frequentava, o blues dos negros de sua cidade natal e country music que tocava no rádio, gênero que formariam o astro musical para a sua carreira artística mais tarde.

Quando completou 11 anos de idade, em 1946, Elvis ganha de presente de aniversário um violão dos seus pais, vindo a aprender a tocar com seus tios e um pastor da igreja. Dois anos depois, em 1948, Elvis e sua família mudam-se para Memphis, no Tennesse. Entre 1948 e 1953, já adolescente, Elvis concilia estudo e trabalho para ajudar no sustento da família.

Elvis criança entre os seus pais, Gladys e Vernon Presley.

Aos 18 anos, conclui o ensino secundário e vai trabalhar de caminhoneiro. Em julho de 1954, durante um intervalo de trabalho no seu emprego de caminhoneiro, Elvis vai ao Memphis Recording Service para satisfazer o desejo pessoal de gravar um disco. A empresa, de propriedade de Sam Phillips, o mesmo dono da gravadora Sun Records, disponibilizava o serviço onde por 4 dólares, qualquer pessoa poderia gravar algumas músicas e levava para casa uma cópia de um disco de acetato com as gravações. Lá, sem grandes pretensões a vir a ser um cantor profissional, Elvis gravou duas canções, “My Happiness” e “That’s When Your Heartaches Begin”.

Dias depois, Elvis recebe um telefonema da gravadora Sun Records para ele gravar “Without You”, pois sua voz se encaixava com a música. Foram gravados vários takes, mas nada ficou do jeito que Sam Phillips queria. No entanto, o produtor e empresário ficou impressionado com o potencial do então jovem caminhoneiro.

Sam Phillips e Elvis Presley.
Elvis é novamente chamado pela gravadora, desta vez para uma sessão de ensaio com o guitarrista Scotty Moore e o baixista Bill Black. Após tentarem várias músicas sem despertar interesse em Sam, o trio faz uma pausa. Durante o intervalo, num momento de descontração, Elvis canta “That’s All Right”, de Arthur “Big Boy” Crudup de maneira mais acelerada, e logo é seguido por Scotty e Black no acompanhamento instrumental. Aquilo impressiona Sam Phillips, era o que ele tanto procurava. O trio grava “That’s All Right” que logo é lançada como primeiro single de Elvis Presley, tendo “Blue Moon Of Kentucky como lado B. “That’s All Right” começa a tocar na rádio WBHQ, de Memphis, e ganha vários pedidos dos ouvintes.

Durante o restante do ano de 1955, Elvis, Scotty e Black gravaram mais de 22 de canções e mais três singles foram lançados. Com a boa execução radiofônica de “That’s All Right”, sucedem-se vários shows em Memphis e cercania. Em outubro de 1955, Elvis se apresenta em Nashville, a capital da “country music”, e no “Lousiana Hayride, em Louisiana, evento transmitido pelo rádio.

Depois que passa a ser agenciado pelo “Coronel” Tom Parker, a carreira de Elvis ganha um grande impulso. Influente, Parker consegue um contrato para Elvis com a gravadora RCA Records, em novembro de 1955 por 35 mil dólares, um valor alto para época. A Sun Records, a gravadora que revelou Elvis, recebe uma valor alto que revigoras as finanças da empresa e permite um investimento no seu cast e na sua estrutura. Além de levar Elvis, a RCA leva também todas as matrizes das gravações feitas por Elvis na Sun Records, incluindo material inédito.

Em janeiro de 1956, Elvis entra nos estúdios de gravação da RCA, em Nashville para fazer as suas primeiras gravações na nova gravadora. Na sessão de gravação, Elvis contou com a presença de seus velhos companheiros de Sun Records, o guitarrista Scotty Moore e o baixista Bill Black, mais os novos companheiros, o também guitarrista Chet Atkins, o pianista Floyd Coleman e o baterista D. J. Fontana. Dentre as primeiras canções gravadas está “Heartbreak Hotel”, lançada como single no final daquele mês.

Finalmente, em 23 de março de 1956, a RCA lança o primeiro álbum de Elvis Presley e que leva o seu nome. A capa, cuja foto foi registrada por Willliam V. “Red” Robertson, estampa um jovem Elvis empunhando o seu violão num show no Fort Homer Hesterly Armory, em Tampa, na Flórida, Estados Unidos, em julho de 1955. Ela inspiraria 23 anos depois a capa do álbum London Calling, do The Clash.

London Calling, do Clash: inspiração na capa
do primeiro álbum de Elvis.
Elvis Presley, o álbum, traz material gravado na RCA, mas também material gravado por Elvis na Sun Records, que é justamente as fitas que a nova gravadora havia adquirido e que fez parte do pacote da contratação do futuro “Rei do Rock”. Quem abre o álbum é “Blue Suede Shoes”, um cover que Elvis fez de Carl Perkins. A música havia sido lançada por Carl em janeiro de 1956 e estava fazendo um grande sucesso. Num acordo entre a RCA e Sun Records, A RCA se comprometeu em não lançar um single de “Blue Suede Shoes” na voz de Elvis enquanto a versão de Carl Perkins estivesse nas paradas das mais tocadas. A RCA só lançou meses depois, em setembro de 1956.

A balada “I'm Counting on You” dá prosseguimento ao lado A seguida de "I Got a Woman", outro cover do álbum, desta vez de uma canção de Ray Charles, onde Elvis transforma  rhythm and blues com pinceladas de jazzísticas da versão original em um rockabilly. Em “One Sided Love Affair”, Elvis não admite amor não correspondido: “se quiser ser amada, tem que me amar também”, canta ele. “I Love You Because”, sucesso de 1949 do cantor de country music, Leo Payne, ganha uma versão com o vozeirão calmo de Elvis, com direito a assobio na introdução e solos melódicos de guitarra. Esta versão faz parte do material gravado por Elvis na época da Sun Records e que fora adquirida pela RCA. Fechando o lado A,  também do material da Sun Records, o rockabilly “Just Became”, uma regravação de uma canção de Nelstone’s Hawaiians, de 1929.

“Tutti Frutti”, um clássico de Little Richard de 1955, abre o lado B, onde Elvis canta num tom de voz mais “suave”, diferente do modo mais “selvagem” e agressivo da versão original de Richard. “Trying To Get To You” é outra música gravada nos tempos da Sun Records e que entrou neste álbum de estreia de Elvis. Na canção, Elvis emprega estilo vocal negro na maneira de cantar. “I'm Gonna Sit Right Down and Cry (Over You)” é uma canção pop que seria regravada mais tarde pelos Beatles. Seguem mais duas canções dos tempos da Sun Records, “I'll Never Let You Go (Little Darlin')”, onde Elvis demonstra todo o seu potencial vocal para canções românticas e cover de  “Blue Moon”, canção dos anos 1930 e que ganharia dezenas de versões ao longo do tempo, de Frank Sinatra a Rod Stewart. Fechando o álbum, “Money Honey”, originalmente gravada por Clyde McPhatter & The Drifters em 1953 e que ganhou uma versão rock’n’roll com Elvis Presley.

O álbum de estreia de Elvis teve um bom desempenho comercial. Foi 1º lugar na Billboard na parada de álbuns, nos Estados Unidos, e também na Record Mirror, na Inglaterra, em 1956. Elvis Presley, o álbum, foi o primeiro álbum de rock a chegar o 1º lugar das paradas de vendagens de discos e o primeiro do gênero a chegar à marca de 1 milhão de cópias vendidas. Meses antes, o single e “Heartbreak Hotel”, já havia também vendido mais de 1 milhão de cópias, apesar de ter ficado de fora do álbum.  

O sucesso havia finalmente chegado para o jovem Elvis Presley. As aparições nos programas de TV, como no de Ed Sullivan, em setembro de 1956, levavam as fãs a uma completa histeria. Elvis começava se tornara um fenômeno não só musical como também comportamental. Seu jeito transgressor de se apresentar chocava o público conservador norte-americano que se escandalizava ao vê-lo fazer movimentos sensuais nos programas de TV. Seu sucesso não se resumia à musica; em novembro de 1956 ele estreia no cinema como protagonista do filme Love me Tender (Ama-me Com Ternura, no Brasil). Um mês antes, a RCA lançava o segundo álbum do “Rei do Rock”, intitulado Elvis.

Faixas

Lado A
  1. "Blue Suede Shoes" (Carl Perkins)         
  2. "I'm Counting on You" (Don Robertson)             
  3. "I Got A Woman" (Ray Charles - Renald Richard)            
  4. "One-Sided Love Affair" (Bill Campbell)              
  5. "I Love You Because" (Leon Payne)       
  6. "Just Because" (Sydney Robin - Bob Shelton - Joe Shelton)       


Lado B 
  1. "Tutti Frutti" (Dorothy LaBostrie - Richard Penniman)  
  2. "Trying To Get To You" (Rose Marie McCoy - Margie Singleton)
  3. "I'm Gonna Sit Right Down and Cry (Over You)" (Howard Biggs - Joe Thomas)  
  4. "I'll Never Let You Go (Lil' Darlin')" (Jimmy Wakely)
  5. "Blue Moon" (Richard Rodgers - Lorenz Hart)
  6. "Money Honey" (Jesse Stone)

Confira na íntegra Elvis Presley, o álbum (exceto a 
faixa "Trying to Get to You" que está bloqueada)


Ouça a faixa "Trying To Get To You"


Comentários