À Procura Da Batida Perfeita (Sony Music, 2003), Marcelo D2


Marcelo D2 ganhou projeção artística a partir dos anos 1990 como vocalista da Planet Hemp, banda carioca que ficou famosa pelo seu posicionamento polêmico pela legalização da maconha. Em 1998, paralelo à carreira como vocalista do Planet Hemp, D2 lançou o seu primeiro álbum solo, Eu Tiro É Onda, no qual ele já desenvolvia as fusões de rap e samba.

No entanto, é no seu segundo álbum solo, À Procura Da Batida Perfeita, de 2003, que D2 explora mais a fundo as fusões de samba e rap. Para tanto, D2 buscou as referências do passado do samba e do bossa-nova ao utilizar bases de músicas de artistas  como Paulinho da Viola, João Nogueira, Antônio Carlos & Jocafi e Luíz Bonfá para usá-las nas “colagens” musicais através do sample. Com um título tomado emprestado de uma música de Africa Bambaata, “Looking For The Perfect Beat”, À Procura Da Batida Perfeita mantém o senso crítico de D2 dos tempos de Planet Hemp, mas num tom mais ameno, menos agressivo, porém sem abrir mão da contestação. 

Planet Hemp: Marcelo D2 em primeiro plano.
O álbum foi gravado em Los Angeles e contou com a produção do próprio D2, mais David Corcos e Mário Caldato Jr. Este último, um produtor brasileiro que mora nos Estados Unidos desde a infância, mas que nunca se afastou das suas raízes brasileiras, ouvindo desde cedo bossa nova e samba. Como produtor, Caldato se notabilizou por ter produzido os discos dos Beastie Boys. Porém, a relação de D2 e Caldato já vinha de algum tempo. Caldato havia produzido álbuns do Planet Hemp como Os Cães Ladram Mas A Caravana Não Pára (1997) e A Invasão Do Sagaz Homem Fumaça (2000).  

À Procura Da Batida Perfeita abre com a curtíssima “Pra Paternidade”, uma saudação ao samba, ao hip hop, a Tim Maia, Tom Jobim e Elis Regina. Com uma base que usa o violão de Luíz Bonfá sampleado da música “Bonfá Nova”, “À Procura da Batida Perfeita”, faixa que dá nome ao álbum, é uma crítica aos esquemas para se obter fama e sucesso em detrimento ao talento artístico. Em “Vai Vendo”, Marcelo D2 versa cheio de malandragem sobre o congraçamento e o respeito entre os rimadores, pagodeiros e repentistas.

Filho e pai: Stephan e Marcelo D2 em 2003.
Com o cantor Seu Jorge fazendo o backing vocal, “A Maldição Do Samba” é um samba em sua essência, com percussão em primeiro plano e a batida eletrônica como pano de fundo. Além de usar as bases de “Zamba Zen”, música de Marku Ribas, de 1972, o final de “A Maldição Do Samba” traz um trecho sampleado de “Argumento”, sucesso de Paulinho da Viola, de 1975. “Pilotando O Bonde De Excursão” é um funk com um baixo bem destacado, e um ritmo que remete a “Rapper’s Delight”, do Sugar Hill Gang. No rap “Loadeando”, Marcelo D2 faz um dueto com o seu filho Stephan (na época com 12 anos de idade), onde tratam da troca de experiências de vida entre pai e filho.

Sobre uma base que mescla samba, rap e bossa-nova, “Profissão MC” fala sobre o papel do MC na cultura hip hop. “CB (Sangue Bom)” trata de amizade, respeito e da coragem de enfrentar os desafios da vida; a faixa traz a participação especial de Will.I.Am, do Black Eyed Peas. Os versos de “Batidas E Levadas” cita o rapper Aori, e um dos fundadores do Planet Hemp, Skunk, amigo de Marcelo D2 e que havia morrido vítima da AIDS em 1994. “Re-Batucada / Do Jeito Que O Rei Mandou” é uma homenagem aos “arquitetos” da música brasileira, dentre eles, o sambista João Nogueira, um dos ídolos de D2 e do qual sampleou as bases do samba “Do Jeito Que O Rei Mandou”. Com uma base sampleada de “Kabaluerê”, da dupla Antônio Carlos & Jocafi, de 1971, o samba funk “Qual É” traz D2 versando cheio de marra e fechando o álbum em grande estilo.

À Procura Da Batida Perfeita foi aclamado pela crítica. Quanto ao público, este respondeu bem: o álbum vendeu mais de 100 mil cópias. Além de “Qual É”, outras faixas se tornaram hits como “A Maldição Do Samba” e “Loadeando”. À Procura Da Batida Perfeita chegou a ser lançado nos Estados Unidos, Europa e Ásia. A boa recepção internacional do álbum levou Marcelo D2 a fazer turnês no exterior e a participar de festivais como o de Montreaux, na Suíça, e de Roskilde, na Dinamarca.

Faixas 
  1. "Pra Posteridade" (Marcelo D2)
  2. "A Procura Da Batida Perfeita" (David Corcos- Marcelo D2)
  3. "Vai Vendo" (Marcelo D2 - Mário Caldato Júnior)
  4. "A Maldição Do Samba" (Marcelo D2 - Zé Gonzales)
  5. "Pilotando O Bonde da Excursão" (David Corcos - Marcelo D2 - Mauro Berman)
  6. "Loadeando" (Marcelo D2 - Marechal de Souza)
  7. "Profissão MC" (Marcelo D2)
  8. "CB (Sangue Bom)" (David Corcos - Marcelo D2 - Will.i.am)
  9. "Batidas E Levadas" (Marcelo D2)
  10. "Re-Batucada/ Do Jeito Que O Rei Mandou" (Marcelo D2)
  11. "Qual é?" (David Corcos - Marcelo D2)

Ouça o álbum À Procura Da Batida Perfeita
na íntegra (incluindo duas faixas bõnus: 
"Batucada" e "Eu Tiro É Onda").


Comentários