“Master Of Puppets” (Elektra, 1986), Metallica


Na primeira metade dos anos 1980, o mainstream do heavy metal era dominado pelas bandas do chamado New Wave Of British Heavy Metal (N.W.O.B.H.M.) ou Nova Onda Do Heavy Metal Britânico, movimento que deu um novo vigor ao heavy metal a partir do final dos anos 1970. O movimento liderado por bandas como Iron Maiden, Def Leppard, Saxon entre outras, começou no underground e em pouco tempo se mostrou uma tendência rentável, com shows para grandes plateias lotadas e milhões de discos vendidos. Além do N.W.O.B.H.M, o lado mais comercial do heavy metal via a expansão da onda do glam metal, compostas por bandas como Mötley Crüe, Ratt e Hanoi Rocks que se apresentavam com roupas extravagantes, cabelos armados, olhos delineados e muita maquiagem.

Metallica em 1985, da esquerda para direita:
James Hetfield (vocal e guitarra base), Cliff Burton
(baixo e backing vocal), Lars Ulrich (bateria) e
Kirk Hammett (guitarra solo).
Enquanto isso, nos subterrâneos do heavy metal, uma outra tendência ganhava força: o thrash metal. Calcado num som que unia o peso do heavy metal e a velocidade do punk rock, o thrash metal trazia uma proposta nova e radical para o metal. O som agressivo, o ritmo acelerado ao extremo (que podia ser alternado por passagens mais lentas), solos de guitarras rápidos e bem trabalhados e arranjos complexos se tornaram as principais características do thrash metal. Selos independentes como os norte-americanos Metal Blade e Magaforce, e o britânico Music for Nations, foram responsáveis pela difusão do thrash metal nos seus primeiros anos. Dentre as primeiras bandas a ganhar projeção internacional e que se tornariam as principais propagadoras do thrash metal estão o Metallica, Slayer, o Megadeth e o Anthrax.

Mas em 1985, a vida do thrash metal começa a mudar quando o Metallica, até então uma banda do selo independente Magaforce, assina em setembro de 1984 um contrato com a gigante Elektra Records. Isso abriu caminho para outras bandas para as grandes gravadoras, o que elevaria depois o thrash metal a uma das mais populares tendências do heavy metal.

Contando na época com James Hetfield (vocal e guitarra base), Kirk Hammett (guitarra solo), Cliff Burton (baixo e backing vocal) e Lars Ulrich (bateria) e dois álbuns no currículo, Kill 'Em All (1983) e Ride The Lightning (1984), o Metallica entrou no Sweet Silence Studios, em Copenhague, na Dinamarca, em setembro de 1985 para gravar Master Of Puppets, seu terceiro álbum e o primeiro por uma grande gravadora. A produção ficou por conta do produtor dinamarquês Flemming Rasmussen, proprietário do Sweet Silence Studios e que havia produzido Ride The Lightning, o segundo álbum da banda norte-americana.

H.P. Lovercraft: seu conto “The Call Of Cthulhu”
inspirou o Metallica compor “The Thing That
Should Not Be”.
Master Of Puppets é uma evolução de Ride The Lightning. Se no segundo álbum, o Metallica se mostra uma banda com grande desempenho técnico, ainda que seus membros fossem tão jovens, em Master Of Puppets é perceptível o aprimoramento musical da banda. O álbum abre com “Battery”, que começa com violões fazendo solos que lembram música flamenca, mas que logo dão lugar a uma muralha sonora de sons de guitarras, seguida depois por um ritmo pesado e agressivo. A faixa seguinte, “Master Of Puppets”, começa forte com uma “rajada” de riffs de guitarra. É dividida por andamentos que revezam ritmo calmo e lento com o pesado e rápido. A música é um alerta sobre o poder manipulador das drogas sobre os seres humanos. “The Thing That Should Not Be” foi inspirada no conto “The Call Of Cthulhu”, do escritor H.P. Lovercraft (1890-1937), de 1928, enquanto que "Welcome Home (Sanitarium)" trata sobre a loucura e a vida num sanatório.

Com um ritmo intenso, alternando a velocidade entre o heavy metal tradicional e o thrash metal, “Disposable Heroes” diz respeito ao horror da guerra e de como o soldado é um mero instrumento descartável de guerra. “Leper Messiah” é uma crítica aos pregadores religiosos da TV, que se enriquecem com o dinheiro da fé alheia. Em “Orion”, os membros do Metallica expõem as suas habilidades numa faixa instrumental com um arranjo complexo, cheio de solos furiosos de guitarra, andamentos que alternam ritmos lentos e rápidos, peso e leveza melódica, calma e tensão. Fechando o álbum, “Damage, Inc.”, que traz na sua introdução, acordes de guitarras em rotação invertida.

Cliff Burton, baixista do Metallica morto no acidente do
ônibus da turnê do Metallica na Suécia, em 1986.
Lançado em 03 de março de 1986, Master Of Puppets foi muito bem aclamado pela crítica na época. Os fãs teriam ficado positivamente surpresos com o poder de fogo do Metallica no novo álbum. Master Of Puppets alcançou o 29º lugar da Billboard 200. Logo após o lançamento de Master Of Puppets, o Metalllica seguiu uma turnê abrindo os shows de Ozzy Osbourne nos Estados Unidos. Durante a turnê, James Hetfield quebrou o pulso quando andava de skate. O roadie da banda, John Marshall, assumiu a guitarra, enquanto Hetfield  ficou apenas com os vocais.

No dia 27 de setembro de 1986, durante a passagem da turnê de divulgação de Master Of Puppets, pela Suécia, um fato lamentável chocou os fãs do Metallica. O ônibus da banda sofreu um acidente ao derrapar e tombar numa estrada congelada próxima à cidade sueca de Ljungby. No acidente, morreram o baixista Cliff Burton, aos 24 anos de idade, o roadie John Marshall (que substituía Hetfield na guitarra) e o motorista do ônibus. A morte de Burton comoveu não só os fãs da banda como toda a comunidade do heavy metal. Em outubro, Jason Newsted assumiu o lugar de Burton ajudando a concluir a turnê que chegou ao fim no começo de 1987.

Master Of Puppets foi o primeiro álbum de thrash metal a receber um disco de platina, conquistado por ter alcançado a marca de 8 milhões de cópias vendidas. É considerado o melhor álbum de thrash metal de todos os tempos e responsável por ter ajudado a dar visibilidade ao gênero no mercado fonográfico e na grande mídia. Em 2017, a revista Rolling Stone elegeu Master Of Puppets o segundo melhor álbum de heavy metal de todos os tempos, perdendo apenas para Paranoid, do Black Sabbath.

Faixas

Lado A
  1. "Battery" (James Hetfield - Lars Ulrich)
  2. "Master of Puppets" (Hetfield – Ulrich - Cliff Burton - Kirk Hammett)   
  3. "The Thing That Should Not Be" (Hetfield – Ulrich – Hammett) 
  4. "Welcome Home (Sanitarium)" (Hetfield – Ulrich – Hammett) 
Lado B
  1. "Disposable Heroes" (Hetfield – Ulrich – Hammett)
  2. "Leper Messiah" (Hetfield – Ulrich)
  3. "Orion" (Instrumental) (Hetfield – Ulrich – Burton)       
  4. "Damage, Inc." (Hetfield – Ulrich – Burton – Hammett) 
             
Metallica: James Hetfield (vocal e guitarra base), Kirk Hammett (guitarra solo), Cliff Burton (baixo e backing vocal) e Lars Ulrich (bateria).   


Ouça na íntegra Master Of Puppets 

Comentários